Cidades mineiras montam barreiras sanitárias em seus acessos.

Pelo menos 15 cidades de Minas Gerais instalaram barreiras nas entradas dos municípios para restringir na entrada de pessoas e veículos como precaução por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As entradas secundárias dos municípios foram fechadas de forma física, com terra ou manilhas, e nas entradas principais agentes de saúde conversam com visitantes. 

Na cidade de Itamaramdiba, no Vale do Jequitinhonha, o prefeito contou que uma equipe multidisciplinar de saúde fica na entrada conversando e cadastrando os visitantes.  "É perguntado de onde a pessoa vem, se tem sintomas e feita a medição da temperatura. Além disso, procuramos saber onde a pessoa vai ficar e fazemos a orientação da quarentena. Um agente de saúde cadastra o visitante para termos controle", explicou Luiz Fernando Alves (Avante).

Segundo ele, muitas pessoas estão saindo do Rio de Janeiro e de São Paulo para a cidade. "O pessoal está achando que é férias, eles ainda não entenderam que estamos vivendo uma pandemia e que a orientação é ficar em casa, quarentena mesmo", lamentou. Alguns comerciantes tiveram que buscar as mercadorias na entrada cidade. 

A cidade de São Tiago, no Sul de Minas, também fez uma barreira sanitária na entrada do município. As entradas e saídas secundárias foram fechadas. "A ideia é que todo mundo que entra na cidade seja cadastrado. A gente pergunta se tem algum sintoma, de onde está vindo e onde irá ficar. É uma forma de conter para que essa pandemia não tome proporções ainda maiores", relatou o prefeito Denilson Reis (PSDB). 

Outra cidade que adotou a medida foi Janaúba, no Norte de Minas Gerais. A prefeitura da cidade publicou um decreto que "institui medidas de isolamento, por meio da criação de barreiras rodoviárias, fixas e móveis, monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde, que fará a verificação do estado de saúde, orientação e prevenção aos ocupantes dos veículos de passeio, vans, ônibus intermunicipais e interestaduais. As barreiras devem restringir a entrada de veículos de passeio, vans, ônibus intermunicipais e interestaduais, bem como seus ocupantes, provenientes de cidades onde está confirmada a contaminação comunitária pelo vírus COVID-19. A ação contará com apoio da Polícia Militar e demais órgãos de Segurança Pública do Estado'", diz o texto.

Outras 12 cidades do Norte de Minas que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte de Minas (Cisnorte) também adotaram a medida. São elas: Brasília de Minas, Campo Azul, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Japonvar, Lontra, Luislândia, Mirabela, São João da Ponte, São Romão, Ubaí e Varzelândia.

O presidente Jair Bolsonaro publicou uma medida provisória, a 926/2020 que determina que qualquer restrição excepcional e temporária de locomoção interestadual e intermunicipal deve ser feita com embasamento na fundamentação técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa). Na medida, será o presidente que vai definir os serviços públicos e atividades essenciais que deverão ter o exercício e funcionamento preservados em meio à pandemia de coronavírus. 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.
Siga "PORTAL EUGENÓPOLIS"
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook Basic Black
TRABALHE CONOSCO
(32) 9 99641404
WWW.UPCLOUD.INFO

© 2023 por "Portal Eugrnopolis". Orgulhosamente criado por Adilson M.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon