Programa Café da Manhã na TV une primas de Eugenópolis em momento de dor e medo.

 Moradora de Santos afirma que foi o "agir de Deus" que a fez sintonizar no programa e ajudar a prima, de Bertioga, que relatava sintomas de covid-19.

 

Os relatos emocionados de Ederlaine Soares Terra, 42 anos, e Clemilda Rodrigues da Silva, 50, mostram bem a carga de emoção, medo e alívio embutida nestes tempos de pandemia de covid-19. Nesta história de duas mineiras, moradoras de Santos e Bertioga, respectivamente, o Programa Café da Manhã, da TV Cultura Litoral, foi o meio encontrado por uma, para ajudar a outra, já que ambas não se vêem desde que saíram da terra natal, Eugenópolis. 

 

Ederleine Soares mora em Santos, há cerca de três anos, e só tem contato com a prima pelo WhatsApp. Foi pelo aplicativo que ela ficou sabendo que Clemilda, moradora do bairro Maitinga, em Bertioga, não estava bem de saúde e acompanhou, por meio de áudios, os dolorosos relatos de uma possível contaminação pelo novo coronavírus.  

Em um deles, Clemilda diz que sente muita dor nas costas e muito cansaço. Quase sem voz e com a respiração muito ofegante ela relata febre,  dor nas costas, no peito e falta de ar. "Oi prima, não estou bem. Ontem de madrugada eu lutei com uma falta de ar terrível; eu lutei com a morte. Parece que minhas costas secou a carne, ficou só o osso e dói, dói muito".  Ela ainda disse sentir muito frio, tremores por todo o corpo e dificuldade para ficar em pé.

 

Foram vários áudios, por meio dos quais, Ederlaine acompanhava à distância o sofrimento da prima, que disse ter feito um exame para covid-19, o qual deu negativo, e exames para os rins, orientada pelos médicos. Depois, segundo ela contou a prima em dos áudios, foi a um médico particular, onde um novo teste teria acusado positivo para a covid-19. Foi orientada a ficar em casa e, depois de 48 horas, mesmo com medicamentos, o estado de saúde piorou e ela não tinha condições de ir ao médico.

De acordo com Ederlaine, na quinta-feira, 9, à noite a prima teria  ligado para o 192 e sido informada de que não havia vaga no hospital.  Ela então ficou angustiada e muito preocupada, sem saber o que fazer para ajudar. Disse que foi dormir "pedindo ajuda a Deus". 

 

Na sexta-feira, 10, o programa Café da Manhã, da TV Cultura Litoral, foi o ar com os convidados Valter Campoi, secretário de Saúde de Bertioga,  e Rodrigo Betarelli, diretor do Hospital Bertioga. Em Santos, Ederlaine sintonizou na programação pela primeira vez, e ao ver um número de telefone disponível na tela entrou em contato com a produção para pedir ajuda. "A pessoa que recebeu respondeu que iria passar para os entrevistados. Daí entraram em contato com minha prima, foram na casa dela e já levaram ela pro hospital. Foi sorte eu ligar a TV neste programa que eu nunca tinha assistido antes? Não! Foi o agir de Deus. Eu falei com Deus, que precisava ajudar minha prima de alguma forma, mesmo estando de longe, e Deus me atendeu", relata emocionada. 

 

Diagnóstico negativo para Covi-19

 

A reportagem entrou em contato com a prefeitura, na sexta-feira, 10, para acompanhar a situação de Clemilda e, de acordo com a Assessoria de Imprensa, a Vigilância Sanitária foi até a residência dela e a submeteu ao teste rápido para covid-19, que deu negativo. Mas, como reclamava de alguns sintomas, foi orientada a ir ao Pronto Socorro, onde foi constatado que estava muito desidratada, apneica (falta de ar) e com dor nas costas; ela relatou estar com os tais sintomas há 19 dias. Por conta disso, foi medicada com soro e ficou em observação. Ainda de acordo com a prefeitura, o quadro de Clemilda pode ser psicológico e ela foi orientada a procurar um médico. 

 

Nesta segunda-feira, 13, por WhatsApp, Clemilda informou que continua com os sintomas. Disse que tem uma doença grave nos rins e ficou muito pior nestes últimos dias. "Eu fico mal de vez em quando, mas isso que estou sentindo é diferente, muito ruim. Tem quatro dias que estou sem fome, não consigo comer, a dor de cabeça vai e volta", relatou, ainda com voz ofegante. 

 

Agora Eugenópolis Conta com um APP que ajudará a você não sair de casa, neste aplicativo você encontrara vários telefones comerciais e drogarias de plantão CLICK NA IMAGEM ABAIXO

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.
Siga "PORTAL EUGENÓPOLIS"
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook Basic Black
TRABALHE CONOSCO
(32) 9 99641404
WWW.UPCLOUD.INFO

© 2023 por "Portal Eugrnopolis". Orgulhosamente criado por Adilson M.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon